A moda em segunda mão para este outono-inverno.
O nascimento de novas tendências de moda é inevitável. Ainda assim, a apropriação de tendências anteriores é aproveitada por toda a gente. Com isto, as calças largas, os blusões bomber e as camisolas de cavas acabam por se destacar nos tempos que correm.
Desta forma, a roupa em segunda mão ganha cada vez mais terreno no mercado da roupa – principalmente para os fãs vintage. Por ser mais barata, não retirando o seu valor, estima-se que o mercado da roupa em segunda mão cresça em 127%, até 2026.
A Vinted, plataforma europeia de compra e venda de artigos em segunda mão – entre consumidores -, ligou Portugal à Itália, através de um mercado conjunto que proporciona novas oportunidades aos utilizadores portugueses.
A plataforma de moda em segunda mão aventurou-se pelos desfiles de moda internacionais mais populares da estação e escolheu as tendências mais relevantes para cada dia.
As roupas XXL ganham destaque, este ano. Desde camisas largas – preferencialmente acima do seu tamanho normal -, a blazers com ombros grandes, o look largo é o principal destaque, neste inverno.
Com um mercado de trabalho cada vez mais flexível, relativo ao tipo de vestuário utilizado pelos colaboradores, os fatos tradicionais são cada vez mais ofuscados pelos looks informais. Ainda assim, a confiança trasmitida por esta escolha formal, mesmo fora do trabalho, é sempre apetecível.
Estes blusões, com mais de um século de existência, não pecam no estilo de quem os usa. Vale completamente a pena estar de olho aos blusões bomber, em plataformas de moda em segunda mão.
Este estilo teve o seu apogeu nos anos 90, nos Estados Unidos da América. Muito se deve a Kurt Cobain, principal impulsionador da tendência. É caracterizado pela informalidade traduzida nas calças de ganga largas e t-shirts com rasgões.
Por ser uma cor quente e suave, o castanho não desilude. Combinado em tons de néon e pastel, promete dar ainda mais asas ao seu estilo.
Além de dar mais altura a quem os usa, os sapatos de plataforma foram fruto de ideias das principais casas de moda. Dito isto, este calçado promete não desiludir.
Com uma história que remonta ao século XVI, os precursores do espartilho, passado tanto tempo, voltam em peso no mercado vintage.
Dando para todo o ano, a flexibilidade temporal dos tops canelados não passa de moda. Pode usá-los, por exemplo, com uma camisa aberta ou apenas para manter o corpo quente – por baixo de outras camadas de roupa.
Para quem gosta de se destacar através de padrões de cor, a tendência deste ano é perfeita. Tons que avivem os escuros dias de inverno é um dos fatores para o alcance da boa disposição.
Quanto aos acessórios, a bolsa acolchoada é a escolha perfeita. Caso tenha, como detalhe, correntes grandes ou uma alça, ainda melhor.