As mulheres residentes em Lisboa vão poder fazer gratuitamente rastreios de cancro da mama. Saiba tudo

A nova coleção da Andreia Professional é inspirada no verão italiano
17 de Julho, 2023
Conheça as tendências de maquilhagem que estão a inundar o TikTok
17 de Julho, 2023

As mulheres residentes em Lisboa vão poder fazer gratuitamente rastreios de cancro da mama. Saiba tudo

O presidente da câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, fechou um acordo com a Fundação Champalimaud para que todas as mulheres lisboetas possam fazer exames de despiste de cancro de mama gratuitamente.

O acordo, que será assinado em setembro por Carlos Moedas, tem como objetivo suprimir os problemas na área da saúde isto porque, “os serviços públicos de saúde têm vindo a falhar nos últimos anos”, afirmou o autarca. Contudo, o presidente esclarece que não pretende substituir o Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas sim, colmatar as falhas que existem.

Assim, através da parceria com a Fundação Champalimaud, todas as mulheres residentes em Lisboa vão ter acesso gratuito a rastreios de cancro da mama. “A Fundação Champalimaud dá-nos essa capacidade técnica em termos de aparelhos, de médicos e de enfermeiros. Obviamente que, entre estes rastreios, quando há a infelicidade de se detetar um problema, essa pessoa fará a escolha”, explica Carlos Moedas. Ou seja, em caso de se confirmar a doença, o paciente pode escolher ser tratado pelo SNS ou não.

O presidente da Câmara de Lisboa admitiu ainda que os rastreios poderão ser mais tarde alargados a outros tipos de cancro. Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro, em Portugal, são detetados cerca de sete mil novos casos todos os anos.

Atualmente, os munícipes com 65 ou mais anos já têm direito a um plano de Saúde 65+, que permite o acesso a um conjunto de serviços de saúde gratuitos.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard