Aos 76 anos, abriu uma loja online e tornou-se viral no TikTok por culpa do neto: eis a Avó Viralinha
“Fogo! Tenho que a ajudar a abrir um negócio!”, pensava o neto sempre que ia visitar a avó. Cerca de quatro meses, após a criação da marca Viralinha, são mais de 55 mil os seguidores na página da marca no Instagram.
Quando falamos da vertente digital, existe toda uma sociedade que remete, automaticamente, para uma geração mais jovem, no entanto, existe quem aposte em quebrar esse estereótipo. E se quem quiser “derrubar essa muralha” seja alguém experiente no mercado digital e que vê, precisamente, na sua avó, todas as características para ter e ser um sucesso na internet? Esse é o caso de Frederico e da sua avó, a grande responsável por toda uma arte que se foi complementando até que se tornou um fenómeno nas redes sociais, nomeadamente, no TikTok e no Instagram, eis a história da Viralinha.
«Cada vez que lá passava [em casa dos avós] via obras incríveis feitas por ela. Nesse momento o meu pensamento era sempre: “Fogo! Tenho que a ajudar a abrir um negócio! Estas coisas são incríveis! Preciso de ajudá-la a chegar às pessoas!”», explicou-nos Frederico Lopes, o neto responsável pelo sucesso da sua avó Elvira – que, de forma natural, passou a ser conhecida nas redes sociais, como a “Avó Viralinha” -, que é um confesso admirador das peças produzidas pela mesma.
Com os seus 76 anos de idade, Elvira Lopes, divide o seu tempo entre a Universidade Sénior e o seu mais recente projeto – que é um autêntico fenómeno nas redes sociais. Frederico, confessa-nos que Elvira “sempre foi uma grande artista e muito dinâmica”. “Dá aulas na junta de freguesia, na faculdade sénior.Ela própria tem aulas de pintura e isso fazia com que existissem sempre novidades lá por casa”, confessou-nos o responsável pela gestão das redes sociais da marca.
No dia 1 de dezembro do ano transato, surgiu a primeira coleção e, cerca de quatro meses depois, o sucesso já é uma certeza, no entanto, ninguém esperava pelo mesmo, nem o próprio neto. «Na verdade, este sucesso surgiu sem querer», começou por referir Frederico. «A minha ideia era começar a página com um vídeo que apresentasse bem a ideia e explicasse a história. Era ter como referência o TikTok e os Reels virais para, de certa forma, criar um conteúdo que as pessoas e o respetivo algoritmo gostassem», explicou o neto. «No entanto, foi tão bem aceite que ultrapassou os 2 milhões de views em poucas horas. O principal culpado pelos nossos seguidores foi exatamente esse primeiro vídeo», salientou o empresário, detalhando todo o processo até chegar aos cinco dígitos na sua página de divulgação no Instagram.
A avó revela que “sente uma enorme felicidade”, devido a todo o sucesso atingido. No entanto, o avô é outra peça essencial em todo o projeto e, apesar de ter adotado, inicialmente, uma “postura cética”, agora Frederico diz-nos que o mesmo se encontra “muito animado”.
«[O avô] Nunca acreditou muito neste tipo de negócio. Penso que o principal argumento seja o facto de as pessoas no geral não valorizarem artesanato. Sai muito mais caro comprar peças feitas à mão do que coisas industriais ou até mesmo feitas noutros continentes da forma desumana que todos conhecem. Até tenho que concordar com ele nesse sentido. No entanto, está animado! Sobretudo por ver que a avó anda entretida e animada», explicou o empreendedor digital, quanto ao estado de espírito em que se encontra o seu avô, acabando por revelar que as fotos de apresentação do negócio foram tiradas pelo mesmo.
Numa altura em que “surgem inúmeros pedidos diferentes”, o empresário – que também é proprietário da loja online Be Social Games – revela-nos que, atualmente, a preocupação atual é “não arranjar uma tendinite à ‘avózinha’”, poderão surgir novidades em breve. «Neste momento a nossa principal preocupação é não arranjar uma tendinite à ‘avózinha’! Ela tem passado os dias a trabalhar. Temos falado várias vezes de acrescentar uns produtos para o verão. Em breve, terão novidades no nosso site», confidenciou-nos.
O responsável pela criação deste projeto diz-se estar a “achar piada a tudo isto”, devido a “ver a sua avó extremamente motivada”, o que tem servido de “motivação extra para tirar algumas horas por dia para o projeto”. No entanto, os três grandes responsáveis pela Viralinha (avó, avô e neto) destacam duas reflexões, extremamente importantes, que retiram: a primeira é o facto de “não haver idade ‘certa’ para empreender” e, a segunda, mas não menos importante, destacam as mais-valias de “juntar skills de pessoas de gerações diferentes”.
Frederico, ao centro, com os seus avós – os protagonistas, de diferentes formas, deste projeto viral.
Se pretender adquirir algum produto pensado e criado por Elvira Lopes, mais conhecida como a “Avó Viralinha”, basta visitar o site oficial da marca. Os artigos custam entre os 5,99€ e os 54,99€. Poderá seguir também a página de Instagram e o perfil de TikTok, de forma, a acompanhar todo o progresso destes três protagonistas desta história fantástica.