Perceba o que a leva a ficar inchada e melhore a sua qualidade de vida.
Sofre de inchaço em alguma zona do seu corpo? Os sintomas do inchaço podem traduzir-se num pior estilo de vida. Quando se tem as pernas inchadas, é comum senti-las cansadas e ter alguma dificuldade a andar.
É importante compreender o que leva certas partes do corpo a ficarem inchadas. O inchaço acontece com mais frequência nas pernas, nos tornozelos e nos pés, mas também pode acontecer em outras partes do corpo como o rosto, as mãos e o abdómen. Pode afetar qualquer pessoa, apesar de haver uma incidência maior em mulheres gravidas e em adultos com mais de 65 anos. O edema é o termo clínico dado ao inchaço causado pela retenção de líquidos no nosso corpo. A retenção de líquidos resulta de uma acumulação excessiva de líquidos que saem das veias e provocam inchaço nas zonas afetadas.
Existem aspetos a ter em atenção para poder prevenir a retenção de líquidos e tratar aquela que já sente no seu corpo. Estão são algumas dicas para diminuir a retenção de líquidos e, consequentemente, deixar de ficar inchada em certas zonas.
É fácil perceber que ser sedentário não é positivo para a nossa saúde, mas estar de pé o dia todo é igualmente prejudicial. Quando passamos demasiado tempo na mesma posição, a água tende a acumular-se nos braços, pernas e pés. É o chamado Edema dependente. Uma lojista que trabalhe a full-time, pode vir a passar mais de 160 horas de pé ao final de um mês. A circulação fica condicionada, está a sobrecarregar as articulações e é prejudicial para o corpo. Tente intercalar os momentos em que está de pé e sentada e procure trabalhar os músculos. Uma dica para quem passa muito tempo de pé é, após um dia de trabalho em que essa posição foi exigida, deite-se de barriga para cima e levante as pernas.
O consumo excessivo de sal é prejudicial para o organismo. Quando consumimos com frequência pratos com muito sal dificultamos a saída de líquidos do nosso corpo através da urina. A questão é simples: menos sódio para ser diluído, mais urina. Tenha em atenção à quantidade de sal que consome por dia e às refeições que, por si só, já são salgadas. A Organização Mundial de Saúde recomenda um consumo de 5 g de sal por dia para os adultos, mas os dados revelam que este máximo é altamente ultrapassado pelos portugueses, que consomem em média 10,7 gramas.
Quanto mais hidratamos o nosso corpo, menos hipóteses ele tem de ficar desidratado e reter líquidos em certas partes. A quantidade de água que uma pessoa ingere ao longo do dia vai depender muito da reação do organismo de cada um. O seu peso, o número de vezes que vai à casa de banho e a sua alimentação são fatores a ter em conta. Consegue encontrar por toda a internet dicas de como beber mais água ou longo do dia, mas tente adaptar sempre à sua realidade. Tente beber pelo menos 1 litro e meio de água por dia, vá variando no tipo de água, porque existem águas mais calcárias que outras, e perceba como o seu corpo reage a esta quantidade. Se perceber que mesmo assim continua inchada, tente ver se está a ter cuidado com os fatores da alimentação e da atividade física.
A retenção de líquidos mais frequente é nos membros inferiores. São os pés que sustentam o peso do nosso corpo e são as maiores vítimas dos edemas. Usar sapatos desconfortáveis é um “gatilho” para ficar com os pés inchados, doridos e pesados. Quando usamos algum calçado de tamanho inferior ao do nosso pé, ou o modelo é mais apertado, estamos a aumentar a pressão desigual sobre a superfície plantar. Isto, traz desconforto aos pés e pode deixá-los inchados. É importante que tenha em atenção o formato do seu pé, a forma como anda e que modelo se irá adaptar melhor a essas características e ao seu dia-a-dia.
Não negligencie o seu bem-estar. Se não está para gastar dinheiro em massagens modeladoras ou drenagens linfáticas, faça a si mesma uma massagem. Tente ter em atenção os limites do seu conhecimento, porque, se exceder um certo limite da sua pele pode vir a magoar-se mais do que a aliviar o inchaço. Para massagear a zona com edema escolha um creme corporal gordo e, com a ajuda dos seus dedos, espalhe-o fazendo uma pressão leve pela zona afetada. Repita em movimentos circulares, não por mais de 5 minutos.
Existem diversos chás com componentes favoráveis à perda de inchaço e consequente bem-estar corporal. Se sofre de barriga inchada (lembre-se de saber diferenciar o que é inchaço e gordura abdominal) provavelmente vai adorar os resultados se a disciplina estiver alinhavada com os outros fatores falados anteriormente. Os chás têm propriedades para desintoxicar o corpo. Os melhores chás para o efeito são o de hibisco, o de gengibre e o verde. Beba pelo menos uma vez por dia um destes chás.
Lembre-se que em alguns casos o inchaço pode ser o resultado de problemas de saúde sérios como tromboses e problemas cardiovasculares. Quando a causa é médica e não somente o resultado de um mau estilo de vida, pode ser necessário tomar medicamentos diuréticos e utilizar meias elásticas. Consulte um médico para entender melhor a sua situação.
Artigo por Sara Teixeira