Se ainda não usa sementes na sua alimentação nem sabe o que está a perder pois estão cheias de benefícios para a saúde. Leia o artigo e saiba mais.
De certeza que já ouviu dizer que existem sementes que podem ser usadas na alimentação. Contudo, ainda não experimentou por pensar que não são assim tão saborosas ( e há quem ache que é comida de pássaro). Desengane-se, as sementes estão carregadas de vitaminas, gordura e óleos essenciais para o nosso corpo. Propriedades nutricionais é o que não falta. Mas, que sementes devo incluir na alimentação e onde usá-las? Nós esclarecemos tudo.
Existem diversas sementes que pode consumir, mas nem todas são ingeridas da mesma forma. Há umas que têm de ser trituradas e outras que até têm de ser consumidas juntamente com um líquido. Porém, todas elas são versáteis e fáceis de usar. Fique a conhecer mais sobre cada uma das sementes.
Sementes de girassol
Ricas em proteína, ferro e cálcio, estas podem ser consumidas ao natural ou levemente tostadas na frigideira para que adquiram mais sabor. Pode usar como topping em iogurtes, sopas ou saladas; consumi-las como um snack ou incluir em bolos e bolachas dando um toque crocante.
Sementes de sésamo
São ricas em cálcio, vitamina E, proteínas, ferro, magnésio e ácido fólico. Pode consumi-las ao natural ou tostadas de forma a intensificar mais o seu sabor e propriedades nutricionais. Com estas sementes é feito o famoso thaini – pasta de sésamo e o gomásio– condimento usado como alternativa ao sal. Além disso, podem ser usadas em bolos e sobremesas ou utilizá-las como topping.
Sementes de abóbora
São ricas em magnésio, ferro, ómega 3 e zinco. Adicionalmente têm bastante aminoácido triptofano que, posteriormente, se converte em serotonina – a hormona do bem-estar. Podem ser usadas ao natural, tostadas e consumidas como topping.
Sementes de linhaça
São verdadeiras aliadas do intestino, mas ao contrário das outras sementes, estas têm de ser consumidas tostadas e moídas. Se consumidas inteiras, o nosso organismo não as absorve, pois são bastante rijas e fibrosas. As sementes de linhaça estão carregadas de ómega 3 e de fibra. São muito usadas por quem segue uma alimentação vegetariana, pois substituem os ovos- basta misturar água e linhaça moída. Pode também usar em iogurtes, batidos, bolos e panquecas.
Sementes de chia
Estudos recentes indicam que têm 30% mais antioxidantes do que o mirtilo e que bastam duas colheres de chia para obter mais cálcio que um copo de leite. Além disso, são ricas em vitaminas B1, B2 e B3, em fósforo, zinco, fibras e ainda em Ómega-3. Estas são excelentes porque promovem a saciedade, reduzem o colesterol, contribuem para uma melhor circulação sanguínea e ainda ajudam a reduzir a inflamação. Mas, certifique-se que as ingere juntamente com um líquido. Também, pode colocar 1 ou 2 colheres de sopa num copo de água e deixar repousar da noite para o dia. Vai ver como vão adquirir um aspeto gelatinoso. Depois, é só juntar a iogurte ou aveia, por exemplo.