O arroz é um alimento rico nutricionalmente e versátil. Contudo, a versão integral é ainda melhor que o arroz branco. Conheça todos os benefícios deste cereal.
Portugal é um dos maiores produtores de arroz e por isso, este cereal faz parte da nossa alimentação. É isento de glúten, rico em magnésio, ferro e minerais. Assim, o arroz tem benefícios fabulosos, promove a construção muscular, purifica o sangue e equilibra os níveis de açúcar. Porém, na hora de irmos ao supermercado optamos sempre pelo arroz branco- que é o mais vendido.
Mas, a versão integral deste cereal tem muitos mais benefícios para a nossa saúde. Primeiro, trata-se de um hidrato de carbono complexo de absorção lenta, logo é um alimento que nos dá energia de forma gradual. Também, por ser mais rico em fibra, deixa-nos saciados por mais tempo. E se combinarmos este cereal com uma leguminosa, temos tudo o que precisamos num só prato- hidratos de carbono e proteínas.
Assim sendo, o arroz integral é mais rico em nutrientes porque é o cereal na sua forma natural, sem passar por processos de branqueamento– como é o caso do arroz branco. Desta forma, as suas propriedades não são perdidas nomeadamente, a fibra- daí a cor castanha do cereal na versão integral. Mas, bem sabemos que a confecção deste arroz é mais demorada.
Primeiro, ao contrário do arroz branco, é necessário demolhar o arroz integral. O procedimento ajuda a que os nutrientes sejam melhor absorvidos pelo corpo. Poderá deixá-lo de molho de um dia para o outro ou caso não tenha tempo, bastam duas horas. De seguida, cozemos o cereal. Opte por cozer em panela de pressão por 30 minutos com água abundante ou pode também cozer numa panela normal (aí poderá demorar 1 hora). Por fim, é só escorrer a água.
Não se esqueça que, por ser integral, os grãos são sempre um pouco mais rijos que o do arroz branco. Por isso, não se admire que mesmo cumprindo o tempo de cozedura, note que ainda está um pouco duro. A textura é um pouco diferente do arroz que estamos habituados a consumir.