No verão, os tremoços são perfeitos para acompanhar uma cerveja mas, há quem os adore e quem os odeie. Contudo, esta leguminosa que muitas vezes é menosprezada é rica em nutrientes e tem benefícios incríveis para a saúde. Conheça todos os benefícios neste artigo.
Diz a lenda que os tremoços estão amaldiçoados porque houve um dia em que José e Maria tiveram de fugir dos soldados do rei Herodes com Jesus ao colo. Para isso, o casal teve de atravessar um tremoçal só que o tremoçal era ruidoso e José pediu “Ó ervilhinhas, peço-vos que não façais barulho, senão sereis amaldiçoadas e o vosso fruto não matará a fome a ninguém”. Assim, como continuaram com o barulho eis que ficaram amaldiçoados.
Porém, nós portugueses adoramos tremoços para petiscar. Esqueça a maldição! Os tremoços são na verdade ricos em fibras, minerais, antioxidantes e uma excelente notícia, são pobres em gordura tornando-os numa opção saudável. Além disso, são fonte de proteína vegetal, necessária para a recuperação e construção dos tecidos do corpo. Por serem ricos em fibra melhoram a saúde digestiva, regulam os níveis de açúcar no sangue e ajudam a reduzir o colesterol.
Também, são baixos em calorias já que 70 gramas desta leguminosa tem apenas 60 calorias. É um snack ideal para quem pretende ter uma alimentação saudável. A única desvantagem é o tremoço ter muito sal devido à forma como é conservado. Assim, para reduzir o seu teor de sal, deverá passá-los por água corrente ou demolhá-los por uns minutos antes de os consumir.
Do que está à espera para começar a comer tremoços?