Associada ao combate às cãibras, a banana é um fruto rico em nutrientes e por isso está cheio de benefícios. Conheça 7 factos sobre este fruto que é excelente para a nossa saúde.
Há quem prefira consumir a banana mais verde, outros mais madura. Independentemente do que preferir, saiba que este fruto é rico em hidratos de carbono, potássio, vitaminas A, C e do complexo B, além de cálcio, ferro, fósforo, zinco e sódio. Um fruto excelente para o nosso organismo. Além disso, é muito apreciado por ser doce, fácil de transportar e versátil. Pode fazer com este fruto inúmeras receitas como bolos, panquecas e batidos. Noutros países, as folhas, a flor ou o tronco da bananeira são consumidos e faz-se farinha de banana ou até bebidas alcoólicas.
Existem cerca de cem variedades de banana sendo que as mais comuns são: a banana-maçã, banana-ouro, banana-prata, bananito (uma banana pequena, pouco mais longa que um dedo) e banana-pão. Um alimento saciante, completo nutricionalmente e com inúmeros benefícios.
1- Fonte de energia
A banana é uma excelente fonte de energia rápida por ser rica em hidratos de carbono. Por isso, se precisar de energia, coma uma banana.
2- Regula o humor
Por ser rica em triptofano, um neurotransmissor associado ao bem-estar e à regulação do humor, este fruto irá com certeza deixá-la mais feliz.
3- Ajuda na digestão
Conhecida por conter fibras solúveis e insolúveis, auxilia o intestino e promove a saúde digestiva.
4- Protege o coração
O potássio presente no fruto desempenha um papel importante na saúde do coração. Ajuda a regular a pressão arterial, mantendo um equilíbrio adequado entre sódio e potássio no organismo e por isso, previne doenças cardiovasculares.
5- Auxilia o cérebro
O consumo de bananas melhora a função cognitiva e a memória, protegendo o cérebro contra danos oxidativos.
6- Fonte de antioxidantes
A banana tem antioxidantes como a dopamina e a vitamina C. Estes ajudam a combater os radicais livres no corpo, reduzindo o stress oxidativo e protegendo as células contra danos indesejados.
7- Afinal não é o milagre para as cãibras
Acreditamos que é excelente para prevenir cãibras devido à presença de potássio, mas na verdade trata-se de um mito. Há outros alimentos muito mais ricos neste mineral como é o caso das uvas, do feijão, das nozes e do abacate.