Deve evitar estes comportamentos ao máximo.
Existe situação mais chata que depois de saborear uma refeição deliciosa, sofrer uma paragem na digestão? Não. A sensação normalmente é de desconforto e de dor na parte superior do abdómen e muitas vezes pode evoluir para algo pior.
Isto ocorre por diversos fatores, desde a quantidade e tipo de comida que ingerimos a velocidade com que comemos. Porém, há três comportamentos que geram uma maior probabilidade de ocorrer uma paragem digestiva.
Se comermos uma refeição quente e depois formos comer um gelado, por exemplo, a nossa digestão vai parar. Ao ingerir alimentos de temperaturas diferentes irá provocar um choque térmico no estômago. O melhor é esperar 30 minutos a 1 hora para não misturar os dois.
Este é um ponto que ainda gera muitas discussões. Aqui acontece o mesmo que falamos anteriormente, o choque térmico. Então, se quiser tomar um duche depois de comer, deve ter em conta três pontos: só tome o duche se tiver feito uma refeição leve, não demore muito no banho e use água cuja temperatura seja o mais próximo possível da temperatura do corpo.
Sim, o corpo fica mais pesado depois de comer, mas saiba que se o fizer, poderá ter uma paragem de digestão repentina. A situação agrava-se mais ainda se deitar de barriga para baixo. Se sabe que vai querer ir para a cama depois de comer, opte por fazer refeições mais leves para que não demore tanto a fazer a digestão.
Nota: Beber água, chás de erva-doce, alecrim ou de cidreira ajuda no processo digestivo.
Artigo por Yauri Neto