A gastronomia tradicional portuguesa é a protagonista da nova carta do restaurante Dona Maria

Consiga o procedimento estético das celebridades em casa
24 de Abril, 2023
O Somersby Out Jazz está de regresso para as melhores tardes de verão
24 de Abril, 2023

A gastronomia tradicional portuguesa é a protagonista da nova carta do restaurante Dona Maria


O restaurante Dona Maria, inserido no The Lodge Porto Hotel, situado em Vila Nova de Gaia apostou na criação de novos pratos
.

O chef João Vieira, responsável pela cozinha do Dona Maria, conta com um vasto currículo na cozinha e é o autor desta nova experiência gastronómica. Para a criação da nova carta o chef quis manter-se fiel ao estilo do hotel e ao mesmo tempo produzir algo original, único e sem perder a essência da raiz portuguesa. Tal como o próprio refere: “Na cozinha do Dona Maria, eu pego em pratos emblemáticos da zona ou da região, pratos esses que as pessoas identificam ao virem ao Norte, e dou-lhes a minha interpretação. Exemplo disso é uma sopa com uma francesinha e sobremesas com vinhos, em barricas. Temos ainda uma outra camada, que tem a ver com a época do ano, a Primavera e o Verão, que pede pratos mais leves, mas não esquecendo a gastronomia daqui”.

O menu da nova carta começa nas entradas com especial destaque para a empada de perdiz de Vila Nova de Foz Côa com salada de erva-benta e lavandaa sopa cremosa de tomate coração de boi assado com a sua francesinha e ainda o Lírio dos Açores com citrinos, abóbora confitada, funcho, gengibre e alecrim

Depois das entradas, seguem-se os sabores típicos da comida de tacho tradicional portuguesa onde um dos protagonistas é o arroz malandrinho de tamboril e gambas, uma escolha bem tradicional mas reconfortante, e ainda o coelho à caçador albardo com couve e nozes, servido com arroz de miúdos e vinho tinto. Já nas opções de peixe, a estrela da nova carta é a Pescada à Poveira,  uma interpretação do chef João Vieira, que apesar de ser tipíca do norte é apresentada numa versão original e bem fiel ao estilo do hotel. 

Diretamente do campo para as opções de carne, o Lombo de porco preto corado com vieiras e esparregado de nabiças com sabores alentejanos é a opção ideal para apreciadores de pratos mais elaborados que promete surpeender até os paladares mais exigentes. Para o momento final, e porque o que é doce nunca amargou, um verdadeiro tributo à primavera com suspiros de verão: uma sobremesa floral, com aromas de jasmim, lavanda, sardinheira (tudo mousses), com suspiros de verão. Esta sobremesa tem a sua própria mise en scène que promete despertar todos os sentidos do cliente. Outra estrela da nova carta doce é a barrica de touriga nacional com notas de ameixa e cassis, também ela inspirada no hotel, onde o chef replicou em ponto pequeno uma barrica onde é servida a sobremesa e inspirada também na escada de acesso ao foyer, que é o interior de uma gigantesca pipa desconstruída.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard