Verão é sinónimo de gelados. Mas, se sofre de sensibilidade dentária torna-se difícil desfrutar de alimentos frescos. A NewWoman dá-lhe algumas dicas para reduzir o desconforto nos seus dentes.
A sensibilidade dentária é uma condição muito comum sentida quando ingere alimentos muitos quentes ou muito frios. A sensação é de dor e pode surgir devido a vários fatores. A higienista oral, Elsa Antunes explica que a sensibilidade dentária pode estar relacionada com o desgaste dos dentes (associado a quem range os dentes); à erosão do esmalte (devido ao consumo de alimentos ácidos); à retração da gengiva (pela incorreta escovagem e força excessiva quando escova) e também cáries e uso de pastas branqueadoras abrasivas.
Assim, se sofre de sensibilidade dentárias, a especialista deixou cinco dicas para ajudar a aliviar o problema:
1- Evite alimentos ácidos
Refrigerantes, vinagres e frutas muito ácidas aumentam a sensibilidade dentária.Evite-os!
2- Use pastas dentífricas para a sensibilidade dentária
Estas pastas são compostas por flúor (mineral que fortalece os dentes) e outros ingredientes que aliviam a dor.
3- Escova os dentes corretamente
Opte por usar uma escova de dentes macia ou por uma escova elétrica de forma a diminuir a pressão exercida já que, escovar com muita força aumenta a sensibilidade dos dentes.
4- Mantenha os hábitos de higiene oral
Por vezes, basta lavar os dentes e já sente o desconforto. Porém, deve manter a higiene dos seus dentes para não desenvolver outros problemas dentários causados pelo acumular de bactérias.
5- Visite o dentista regularmente
É importante visitar um dentista para prevenir problemas nos seus dentes e não só quando eles já estão instalados. Lembre-se que deve fazer pelo menos uma limpeza aos seus dentes a cada ano.