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3 MARCAS SUSTENTÁVEIS PORTUGUESAS QUE TEM DE CONHECER

Venha conhecer os produtos artesanais destas marcas.

Cada vez mais, as marcas têm presente a importância de serem sustentáveis e de desenvolverem produtos amigos do ambiente. Para a auxiliar na escolha destes produtos, a New Woman selecionou três marcas portuguesas que tem mesmo de conhecer.

MUSA NATURAL COSMETICS

Agora que o outono chegou, a marca tem um desafio: introduzir novos hábitos na sua rotina de beleza que sejam mais sustentáveis. Com produtos fabricados de forma artesanal e matérias-primas de origem natural, a marca propõe uma escolha de produtos mais consciente.

A mudança de estação traz um novo reajuste às temperaturas, às roupas, a novas rotinas. Para muitos, setembro é um novo recomeço. Como tal, a Musa acredita que esta mudança poderá ter início numa escolha de cosméticos sólidos, em vez de líquidos.

A fundadora da marca, Catarina Nobre, sabe que enquanto marca tem um grande papel na introdução destes novos produtos no quotidiano dos consumidores. “Cabe um pouco a nós, marcas, educar e deseducar o mercado. Isto quer dizer, mostrar as valências dos produtos naturais e evidenciar que são a melhor opção”, afirma.

É através de cores, texturas e padrões da natureza que a marca se inspira para desenvolver os seus produtos, utilizando cores extraídas dos minerais ou ingredientes como o mel ou o vinho do Porto, tão característico de Portugal.

A gama de produtos naturais visa auxiliar uma tomada de decisão mais consciente, por isso, a Musa tem produtos para cuidar do corpo, rosto, cabelo e lábios. Entre eles estão os sabonetes artesanais, com propriedades anti-inflamatórias, para vários tipos de pele; cremes faciais e um bálsamo labial hidratante.

No mesmo registo, a Musa Natural Cosmetics lançou a nova secção “2nd Chance”, no seu site, cujo objetivo é dar uma segunda oportunidade aos produtos que chumbam no controlo de qualidade da sua produção.

BUZINA

Inspirada na mulher real, na sua identidade e personalidade única, assim se define a marca, nascida em 2016. O método da produção de cada peça parte da recuperação de matéria-prima de fábricas parceiras.

As peças são desenhadas por Vera Fernandes e são de tamanho único, tornando-se ideais para diferentes estilos e corpos. A Buzina pretende ser a solução para básicos do quotidiano que sejam versáteis o suficiente para looks diários ou para momentos especiais.

Para Vera Fernandes “Cada costureira é responsável pela peça do início ao fim. Acredito que só assim a peça é especial e a sua qualidade irrepreensível. A sustentabilidade social também é uma das políticas da marca e acredito que cada peça irá fazer parte da história de alguém e, por isso, deve ser o mais personalizada possível”. Assim, uma das características da marca tem que ver com a sua produção e a sua autenticidade. Cada coleção tem cerca de 20 peças e a cada quinzena são lançadas três novidades.

GUAJA STUDIO

A GUAJA. é uma marca portuguesa de Prêt-a-Porter que aposta numa política de desperdício zero. É um negócio familiar, fundado em 2019, por duas irmãs e a sua mãe.

O processo de cada produto é planeado ao detalhe, desde como a escolha dos materiais até à embalagem. A marca privilegia materiais como tecidos orgânicos e para combater o desperdício, todas as suas peças são de edições limitadas.

A marca reitera que além da embalagem, a sustentabilidade também passa pela proteção do meio ambiente e pelo apoio à comunidade envolvente.

Artigo por Bianca Rocha

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